[Divulgação] Workshop de Composição de Canção

 

workshop

O workshop de Composição de Canção será ministrado por Eduardo Hessen (DF), no dia 30/05/2015, 13hs às 17hs, na Sol Maior – Escola de Artes: Rua Comandante Costa, 190 – 78005 400 – Centro – Cuiabá – MT.  As inscrições são no valor de R$74,00 e estão sendo realizadas pelo site: https://eventioz.com.br/comporcomeduhessen. Mais informações: (65) 3027-7719 / (65) 9651-8182 ou pela página no facebook: https://www.facebook.com/comporcomeduhessen.

O workshop de Composição de Canção virá, a princípio, passar por uma óptica histórica da composição. Em uma etapa posterior, será feita uma conceitualização do significado de poesia e canção e qual a relação entre as duas observando, sobretudo, a canção popular (MPB, Jazz, Rock, Pop, etc). Será importante o foco nesta, pois está de tal forma impregnada no nosso cotidiano que muitas vezes não nos apercebemos conscientemente dela. Somos capazes de realizar as mais diversas atividades com o som ligado sem prestar muita atenção ao que ouvimos, como se fosse uma trilha sonora de nossa vida.

Realizaremos esse workshop com o intuito de fazer o artista poeta ou músico otimizar a descoberta em si dos próprios caminhos da música e das palavras, às vezes, das duas coisas juntas. Além disso, estamos imbuídos de trocarmos experiências e culturas que cada um possui e explorar isso em conjunto.

O workshop é voltado para todo indivíduo que sente uma certa aptidão para compor algo em palavras ou em sons. A ideia central do curso é valorizar as possibilidades. Sendo assim, não será todos os casos que os alunos precisem possuir um prévio conhecimento de música, pois poderão ocorrer parcerias de músicos e poetas.

Assuntos que serão abordados:

– Uma abordagem histórica da composição dos períodos da Idade Média até aos dias de hoje;

– Trovadorismo ao Impressionismo;

– Algumas considerações dos conceitos de música e poesia sobre a perspectiva histórica;

– Apreciações de Poesias de Dante Alighieri à Vinicius de Moraes e de canções folclóricas da Idade Média até as canções do século XXI;

– Algumas observações e audição de exemplos do parâmetro da música Harmonia;

– Prática e audição ou apreciação do material produzido pelos próprios alunos durante o curso.

 

Release do Palestrante

 

Eduardo Hessen é um artista da música. Compositor, arranjador, já fez trabalhos de música erudita, música de câmara, canções populares e músicas instrumentais para grupos musicais, bandas e coral, além de trabalhos artísticos com cantores e compositores como a cantora Mariana Camelo (DF). Atualmente está produzindo o seu próprio trabalho de canções inéditas e releituras de músicas consagradas do repertório nacional.

Edu Hessen, como é conhecimento no cenário musical de Brasília, começou seus estudos no violão erudito, com renomados professores internacionais, como Eduardo Meirinhos, Eduardo Izaac e Judicael Perroy. Também jazzista, estudou guitarra com Fabrício Dizel, Juarez Moreira, Lula Galvão, Genil Castro, Alex Carvalho e Mike Moreno, além de estudar composição com Luis Felipe Gama e arranjo com Joaquim França e Joel Barbosa. Também participou de um curso de verão oferecido pela Escola de Música de Brasília, com a renomada cantora Fátima Guedes, em que essa ministrou, principalmente, sobre a postura artística do músico nos seus trabalhos.

 

Fonte:[Janaina Morais]